+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!
Educar filhos é um aprendizado constante. Essa jornada é ainda mais desafiadora diante de um mundo em rápida transformação. Os pais precisam se adaptar às novas tecnologias, valores e realidades para melhor orientarem crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, a ressignificação de dinâmicas parentais convida a refletir sobre uma abordagem mais amorosa, respeitosa e acolhedora em família.
Nesse processo, a literatura é uma aliada para aprimorar as habilidades: livros de especialistas em pediatria, educação e religião apresentam experiências que ajudam a formar crianças mais seguras e felizes. Além dos livros de não-ficção, a literatura infantil também é uma aliada para pais e mães. De forma leve e dentro do entendimento infantil, as obras que tratam de temas sensíveis são ideais para lerem em conjunto e emocionar adultos e crianças.
A seguir, confira 11 livros que irão te ajudar a ter uma criação amorosa e cheia de lindos momentos!
A pediatra francesa Catherine Gueguen compartilha as mais recentes descobertas da neurociência e levanta uma bandeira em prol do desenvolvimento infantil saudável por meio de relações afetivas saudáveis. Defensora da parentalidade positiva, a médica rechaça castigos e ameaças verbais como mecanismos educativos e advoga por uma criação que valorize o bem-estar das crianças.
Neste livro, o teólogo e pastor Rodrigo Mocellin apresenta um método educacional em que os pais são os responsáveis pela educação dos filhos. De acordo com o autor, a Bíblia deve ser a base deste ensino e com um método responsável, as crianças serão capazes de aprender qualquer coisa. A prática, além de trazer autonomia para os responsáveis, ajuda a preservar e resgatar os estudantes dos problemas presentes em escolas públicas e privadas.
Nunca houve um tempo em que tantas mães cristãs deixando a Bíblia de lado para educar seus filhos confiadas em técnicas humanas e com uma mentalidade completamente independente da Palavra de Deus. Neste livro, Tatiane Joslin desafia as mães a crerem que a Bíblia é poderosa para instruir, até mesmo na maternidade. A autora reúne fundamentos, princípios essenciais, conselhos práticos e aborda o que é realmente compatível com o que a Bíblia diz.
Trazer uma nova vida ao mundo é uma experiência emocionante, mas também pode ser avassaladora e desafiadora, especialmente para novos pais. Com humor, compaixão e empatia, René Breuel conta sua história, seus medos e fiascos, a fim de ajudar pais que estão navegando pelas alegrias e dificuldades da paternidade. ‘Não é fácil ser pai’ oferece apoio emocional e exemplos que ajudarão os novos pais a rirem de si e se sentirem mais confiantes.
Em ‘Cadê o toucinho que estava aqui?’, Cléo Busatto faz uma releitura da famosa parlenda ao apresentar Dona Antônia e Chica, uma gatinha que ama devorar a comida deixada na mesa. Numa divertida confusão entre a idosa e seu animal de estimação, a autora mostra o impacto das emoções no cotidiano, como irritação, medo, alegria e compaixão. Além de ampliar o vocabulário emocional das crianças, a obra proporciona compreensão de mundo e remete às brincadeiras do passado, que desenvolvem a criatividade.
Ana é uma menina esperta e curiosa que adora brincar com o celular. Os membros de sua família cobram que diminua seu tempo de tela, sem perceberem que eles mesmos não conseguem se desconectar do aparelho. Quando um problema de saúde causado pelo uso excessivo do celular obriga todos a largarem as telas, Ana descobre que a vida offline pode ser colorida e divertida.
Sabe aquelas conversas difíceis de abordar na infância? Nesta obra, a autora Bianca Santana trata de temas comumente evitados pelos pais na infância e abre espaço para falar sobre os desafios da sociedade. Com abordagem lúdica e ilustrações coloridas, preserva-se a inocência das crianças. Ao incentivar diálogos significativos, fortalece os laços de amizade e confiança entre pais e filhos.
Cada uma das 50 cartas deste livro-caixinha® traz uma emoção, uma situação ou um sentimento para ser mostrado por meio de gestos e movimentos do corpo e/ou da face. Com os desafios aqui propostos, a criança vai conseguir lidar melhor com os sentimentos.
Nesta obra, a pedagoga Vanessa Nascimento reúne vivências da sala de aula para compor um romance juvenil sobre uso excessivo de redes sociais, valorização da aparência e equilíbrio entre saúde física e mental. O livro é indicado não apenas para adolescentes, mas também para pais e mães que buscam suporte para se relacionar com os filhos de forma harmoniosa.
Essa coletânea de fábulas e contos de fadas ilustra, de forma criativa e alegre, a eterna busca do ser humano por sabedoria e realização. O livro conduz as crianças a uma incursão pelos conceitos mais importantes e necessários do mundo da Filosofia. Uma oportunidade para se divertir e, ao mesmo tempo, aprender um pouco da “arte de viver”.
Neste lançamento, o leitor vai acompanhar um peixe-boi que enfrenta um soluço que parece não ter fim. Sem perder a esperança, o animal conta com a ajuda dos amigos da floresta: garça, cobra-d’água, paca, jacaré, tainha, sapo e até um ratinho, que tentam encontrar um jeito de salvá-lo. Além disso, a obra ajuda a enriquecer o vocabulário com glossário de 21 novas palavras, que aparecem destacadas no texto.
Por Louise Soares
Foto: Divulgação/DINO
Entre os dias 4 e 7 de abril, a Entrepreneurs Organization (EO) – rede com mais de 18 mil empreendedores, em mais de 76 países – vai reunir cerca de 200 participantes, entre empreendedores e integrantes de suas famílias, na 3ª edição do EO Retreat Brasil 2024, no Wish Serrano Hotel, na cidade de Gramado (RS). O evento, que tem como tema central “Pais e Filhos”, vai debater questões de equilíbrio entre negócios e vida pessoal com a família e também de sucessão.
Na programação, o psicólogo e empreendedor Alejandro Winocur vai ministrar os workshops do Fórum, que irão debater a sucessão nos negócios familiares. No primeiro dia, o workshop será destinado a jovens entre 12 e 16 anos. O foco dos debates será o tratamento das emoções e sua influência na tomada de decisões. No segundo dia, o Mashup Fórum oferecerá a oportunidade para os membros, cônjuges e parceiros de vida compartilharem experiências, desafios e estratégias bem-sucedidas. Já, no terceiro dia, o workshop será dirigido a jovens acima de 17 anos, que receberão orientações sobre liderança, inovação e responsabilidade social, preparando-os para os desafios do futuro. “Para essa faixa etária, vamos conversar sobre perspectivas e essa fase quando os jovens estão começando a pensar o que vão fazer na carreira, se vão ou não empreender, que tipo de negócio vão seguir, e como falar a respeito desses assuntos com a família”, explica Winocur.
Os workshops de educação avançada são baseados nos fundamentos do programa de treinamento do Fórum da EO. Segundo o facilitador global, a atividade proporcionará o primeiro contato de muitos filhos com o universo do empreendedorismo. “Vamos trazer atividades que valorizam a comunicação, a escuta ativa, compartilhar experiências vividas e aproximar as pessoas”, esclarece Winocur, que já realizou esse treinamento para centenas de membros da EO em todos os continentes.
A 3ª edição do EO Retreat Brasil 2024, vai também contar com palestras de Marcos Piangers, autor do best-seller ‘O Papai é Pop’ e do ex -jogador de basquete brasileiro, Oscar Schmidt. Além de aprendizado e networking, o evento vai proporcionar momentos de lazer e integração, com atividades turísticas na região e a festa de encerramento no Hard Rock Café, com a presença da banda cover do Legião Urbana.
As empresas BWT, Stabia, Magic Toys, Arkler, Saggezza e Jolimont são as patrocinadores do evento. A realização é da Brocker Turismo.
Sobre a Entrepreneurs’ Organization (EO)
A EO é uma comunidade para empreendedores que tem o objetivo de ajudar líderes individuais a atingir o seu potencial por meio de conexões e atividades diferenciadas. Fundada em 1987 por um grupo de jovens empreendedores nos Estados Unidos, a EO está presente em mais de 76 países, reunindo mais de 18 mil pessoas no mundo. No Brasil, a EO chegou em 2013 em São Paulo e, posteriormente, se expandiu para o Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Santa Catarina. Em São Paulo, são cerca de 65 membros de diversos setores. Em Porto Alegre, quase 100 associados. No Brasil, este número ultrapassa 260 empreendedores.
Informações para a imprensa:
Regina Antonelli
RA Comunica
[email protected]
Conheça os filhos da rainha, que instiga a curiosidade de estudiosos mais de 2.000 anos após sua morte
A rainha Cleópatra, do Egito, dominou a internet nos últimos dias por uma polêmica envolvendo uma nova série documental da Netflix sobre a rainha, que escalou uma atriz negra para interpretá-la. O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito resolveu se reunir para argumentar que a monarca tinha “pele clara e feições helenísticas (gregas)”.
O portal Aventuras na História já tem uma matéria, escrita pelo professor de História Vítor Soares, que trata da cor de pele da rainha egípcia, e você pode lê-la aqui. Não importa o assunto ou a época, Cleópatra VII Filopátor continua fascinando os curiosos e estudiosos mesmo depois de mais de 2.000 anos de sua morte.
A última governante ativa da dinastia Ptolemaica do Egito teve quatro filhos, que ficaram sem a mãe depois que ela cometeu suicídio para não ser capturada pelas tropas do futuro imperador romano Augusto. Conheça mais sobre a história dos herdeiros de Cleópatra.
Ptolomeu XV Philopator Philometor César, mais conhecido pelo nome mais curto de Cesarião, foi um co-governante do Egito ao lado de sua mãe entre os anos 44 e 30 a.C., até a dinastia ser abolida. Seu pai foi Júlio César, o ditador romano, que nunca o reconheceu oficialmente.
Nascido em 47 a.C., Cesarião passou os primeiros dois anos de vida em Roma, junto de sua mãe, como convidados de Júlio César. Quando o general romano morreu, no ano 44, eles tiveram que voltar à sua nação, onde Cleópatra proclamou seu filho como co-regente do Egito, mesmo que ele só tivesse 3 anos. Após a morte da mãe, ele foi entregue a Otávio. Acabou executado pelas forças romanas, como repercutido pelo History Today.
Segundo filho mais velho de Cleópatra, Alexandre Hélio era o irmão gêmeo da única garota entre os herdeiros da última rainha do Egito, Cleópatra Selene II. Seu pai foi o general romano Marco Antônio. Aos 6 anos, o jovem foi proclamado rei sobre a Armênia, a Média e a Pártia, mesmo que isso fosse mais um título do que uma posição.
Segundo a Enciclopédia de História Mundial, Alexandre e seus outros irmãos foram levados para Roma depois da vitória de Otávio contra seus pais, Cleópatra e Marco Antônio, que se suicidaram.
Enquanto estavam em Roma, os filhos sobreviventes de Cleópatra foram deixados sobre os cuidados de Otávia, irmã de Otávio e ex-esposa de Marco Antônio, o pai das crianças. Não se sabe o que aconteceu com ele ao fim da vida.
A única filha da rainha, Cleópatra Selene II seguiu os passos da mãe e se tornou uma grande rainha depois de se casar com o rei Juba II, da Numídia. Os dois descendentes reais não puderam governar suas próprias nações, mas foram enviados por Roma para o “reino cliente” da Mauritânia.
Selene era a única monarca legítima do Egito, já que seu pai, Marco Antônio, a havia declarado rainha de Creta e Cirenaica. Seus irmãos foram integrados à futura família imperial de Roma, mas Cleópatra Selene foi colocada em um casamento arranjado com Juba II para resolver sua situação real.
Ela atuou no governo conjunto com seu marido, algo que pode ser vista nas moedas da época, que eram cunhadas com as faces dos dois monarcas. Cleópatra Selene II terminou sua vida reinando em triunfo, homenageando o Egito em seu novo reino até que ela morreu, em uma data aproximada pelos historiadores entre o ano 5 a.C. e o ano 3 d.C.
O mais novo dos filhos de Cleópatra com Marco Antônio, Ptolemeu Filadelfo foi nomeado governante da Síria, Fenícia e Cilícia quando era só uma criança, mas tudo isso acabou quando ele foi, junto de seus irmãos, enviado para Roma no ano 30 a.C., para viver sob os cuidados de Otávia. Infelizmente, não existem mais informações sobre o destino Ptolemeu Filadelfo.